Creche para Idosos: Nossa opinião sobre o termo e o pronunciamento da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia
Este assunto é de extrema importância.
Os idosos do país estão mais longevos. No entanto, ainda temos muito a aprender sobre como nos relacionar com eles. Projetos como o de Creche para idosos reafirmam a incapacidade de lidar com uma pessoa que viveu muito e tem necessidades e anseios como qualquer outra. Assim, tratamos o idoso como criança.
Basta observar o tratamento que muitos cuidadores e os próprios familiares dispensam a eles. O uso de expressões no diminutivo - " coma sua comidinha, vamos vestir uma roupinha, você está lindinha" demonstram o nosso despreparo para lidar com um ser humano que é e se mantém inteiro. Não é uma criança incapaz, que está se desenvolvendo. As necessidades são muito diferentes.
Precisamos refletir, aprender e avançar nas práticas de cuidados com os idosos.
A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, se pronunciou a respeito deste termo, leia abaixo:
"A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) faz um alerta à mídia, à população brasileira e aos próprios profissionais da área do envelhecimento quanto ao uso impróprio do termo 'creche' para designar o local destinado às pessoas idosas em situação de dependência ou semi-dependência.
A Gerontologia e a Geriatria, ciências do envelhecimento, se fundam nos pilares da ‘autonomia’ e da ‘capacidade funcional’ para tratar e cuidar dos mais velhos. Esses pilares estão vigorosamente fincados em princípios éticos em que o ‘respeito’ é soberano. A denominação ‘creche’ para pessoas idosas avilta o ser humano idoso, errônea e preconceituosamente, lançando-o a uma condição de retrocesso no seu desenvolvimento e sequestrando-lhe o respeito à sua condição de idoso, lugar pessoal e social de excelência para o reconhecimento da sua biografia.O aumento da população idosa requer políticas públicas e equipamentos sociais que acolham e atendam as pessoas de idade avançada carentes de cuidados especiais. Para tanto, estudos e práticas vêm sendo aplicados no mundo inteiro e o Brasil já se tornou um país de referência internacional para tais assuntos.Portanto, é necessário que aqui pessoa idosa seja considerada na sua inteireza, com o respeito devido a este ser humano construtor da história que estamos vivendo. Vale lembrar que as pessoas idosas, anunciando a sua velhice carente de cuidados, denunciam a passagem do nosso próprio tempo e, desconcertantemente, apontam para a nossa própria velhice."